Considerado o mais importante cientista e inventor da história, o croata Nikola Tesla, faria aniversário nesta sexta-feira, 09 de julho. Conhecido pelas contribuições revolucionárias no campo do eletromagnetismo, seu trabalho forma uma das principais bases para a evolução da eletricidade. Entre as suas mais importantes descobertas estão a corrente alternada e o campo elétrico rotativo trifásico.

Fascinado pela energia elétrica, desde pequeno, Tesla possuía uma inteligência extraordinária. Com a juventude marcada por doenças inexplicáveis e tragédias particulares como a morte de seu irmão mais velho, provocada acidentalmente por ele mesmo, Tesla apresentava sintomas de psicopatia com fortes alucinações e sensações premonitivas.

Na faculdade, nunca aceitou a ideia de que a corrente contínua era o único meio de distribuir energia elétrica, uma vez que esta era ineficiente e incapaz de transmitir energia a longas distâncias.

Homem de mente brilhante, Tesla também ficou conhecido por sua excentricidade. Abominava o contato físico com outras pessoas, apresentava um comportamento obsessivo-compulsivo, e por vezes, ficava tão envolvido com seus trabalhos que chegava a passar dias sem comer ou dormir.

Sua vida científica foi marcada por invenções excêntricas como o Raio da Morte, a Máquina de Terremotos, o Raio Explorador, e o Fotografador de Pensamentos. Nikola também sonhava em desenvolver métodos de transmissão de energia através do ar, e por baixo da terra. Mas foi em 1891 que desenvolveu a invenção pela qual seu nome é lembrado até hoje: A bobina de Tesla. Simples e funcional, ela foi a base para a criação de quase todos os meios modernos de comunicação sem fio como o rádio, e a televisão.

Apesar de toda a sua contribuição para a ciência, Tesla terminou seus dias como um gênio esquecido, ignorado pela comunidade científica, e ridicularizado pela sociedade. Taxado de cientista maluco e tendo sua genialidade invejada, Nikola Tesla acabou sendo vítima de sua própria ingenuidade, e morreu sem desfrutar dos lucros das suas invenções.

Atualmente reconhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos, Tesla foi o responsável pela invenção do rádio, da lâmpada fluorescente, do tubo amplificador a vácuo, das maquinas de raio-x e principalmente, da corrente alternada, principal ferramenta para a criação do Motor Elétrico.

Assista o vídeo que a WEG preparou em Homenagem a Nikola Tesla:

http://www.youtube.com/watch?v=w50PQnz9GLA