Marca forte, sinônimo de qualidade e confiabilidade no mercado. Qualidades como estas levaram a WEG a figurar na lista das marcas mais valiosas do Brasil, ranking realizado pelo quinto ano consecutivo pela Brand Finance em parceria com a revista The Brander/IAM.
A lista é liderada pelo Banco Bradesco (confira abaixo) e conta com nomes fortes do mercado nacional, nos mais diversos ramos de atuação. Assim como a WEG, entraram neste ano para o ranking das mais valiosas as marcas Cargill, Pepsico, Visa, Odebrecht, ArcelorMittal, Localiza, Banrisul e Microsoft.
Os setores nos quais as marcas obtiveram maior percentual de crescimento em valor, quando comparadas ao período anterior, foram os bancos (Santander, HSBC, Caixa, BNDES , Banco do Brasil e Bradesco), varejo (Wall Mart, Carrefour, Casas Bahia e Magazine Luiza) e exportação de commodities (Gerdau, Petrobras).
Metodologia
As marcas foram avaliadas por meio de pesquisa quantitativa de mercado em nível nacional, com 6.221 pessoas e base nos indicadores produtos e serviços, preço, marketing e comunicação, governança corporativa e responsabilidade socioambiental, pós-venda e canal de distribuição.
A nota final dada pelos usuários de cada marca em cada um dos indicadores é o índice de Força da Marca. As classificações finais das marcas são expressas como uma pontuação de índices de 0-100.
Conheça quem lidera o ranking:
1º Bradesco
2º Banco Itaú
3º Banco do Brasil
4º Petrobras
5º Vivo
6º Oi/Telemar
7º Casas Bahia
8º Caixa
9º Carrefour
10º Fiat