Hoje, (26/3) Harry Schmelzer Jr., Presidente da WEG, embarca para a África do Sul acompanhando a Presidente Dilma Rousseff à V Cúpula do BRICS, em Durban.

O empresário será um dos cinco representantes brasileiros no Conselho Empresarial dos BRICS, responsável por auxiliar no intercâmbio de ideias e formular uma agenda de temas econômico-comerciais que contribuirão para o fortalecimento do BRICS.

O Colegiado, formado pelos principais executivos das empresas: Banco do Brasil, Marcopolo, Gerdau, Vale e WEG, acompanhará a Presidente Dilma no Lançamento do BRICS Business Council, na manhã do dia 27 de março. O evento contará também com a presença do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, o Primeiro-Ministro da Índia, Manmohan Singh, e o Presidente da China, Xi Jinping.

Logo após a abertura, a Presidente da República Brasileira segue a agenda com a Cúpula, intitulada “BRICS e África: Parceria para o Desenvolvimento, Integração e Industrialização”. Eles irão debater a promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável, a reforma das instituições de governança global, caminhos para a paz, segurança e estabilidade globais.

Os mandatários dos BRICS deverão deliberar sobre o início das negociações do acordo para criação de um novo banco de desenvolvimento liderado pelos cinco países e voltado para financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

Em 2012, com um PIB combinado da ordem de US$ 15 trilhões, segundo dados do FMI, os BRICS responderam por 21% do PIB mundial em valores nominais e por 27% do PIB mundial em termos de paridade de poder de compra. Seus cinco membros ocupam 26% da área terrestre do planeta, abrigam 42% da população mundial e detêm 45% de força de trabalho global.