No mês de abril o Museu Histórico de Jaraguá do Sul vira palco do lançamento de dois livros que homenageiam a instituição e seu patrono. As obras Emílio da Silva e seu século, escrita por José Alberto Barbosa, e Memória... Um Museu e a História, organizada por Alcioni Canuto, Amadeus Mahfud, Eliza Diefenthäler, Ivana Cavalcanti e Sidnei Marcelo Lopes, tiveram o apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o patrocínio da WEG, através da Lei Rouanet.

O livro Memória... Um Museu e a História, relata a história de Jaraguá do Sul e da instituição. De acordo com Sidnei Marcelo Lopes, um dos organizadores da obra, além de Emílio da Silva, o livro também destaca Amadeus Mahfud, outro personagem importante na formação do museu e no fornecimento de dados históricos da cidade.

A obra Emílio da Silva e seu século homenageia o patrono do Museu Histórico de Jaraguá do Sul. No livro o autor José Alberto Barbosa apresenta memórias de sua convivência com o professor e dados obtidos em entrevistas com outros historiadores.

Com uma edição de mil exemplares, publicados pela Design Editora, os livros serão distribuídos à comunidade, bibliotecas e museus. Através do patrocínio das obras a WEG pretende preservar a memória da cidade sede da empresa, e de personalidades que ajudaram a construir a história da região norte de Santa Catarina, resgatando as raízes e conservando o passado.