É na WEG que o colaborador Odair Garcia, chefe da Seção Obras e Serviços, passou grande parte de seus dias nos últimos 35 anos. São mais de três décadas de dedicação, trabalho e convívio com os colegas, construindo na empresa grande parte de sua história pessoal e profissional. Agora, chegou o momento dele se preparar para uma nova etapa: a aposentadoria. “Todos sabemos que esse momento um dia vai chegar, mas confesso que é um choque quando isso se aproxima”, conta.

Para preparar Odair e outros colaboradores que estão prestes a se aposentar, a empresa realiza há 23 anos o Programa WEG de Aposentadoria. Neste ano, 96 pessoas estão participando, sendo 80 colaboradores e 16 cônjuges. Eles receberam, ao longo desta semana, diversas informações sobre saúde física e psíquica, alimentação, finanças, previdência e empreendedorismo, com o objetivo de prepará-los para esta etapa de transição profissional.

“Estou muito feliz com o resultado. As palestras são ótimas e mostram que temos que enfrentar com alegria essa nova fase, que afinal, é um direito conquistado”, diz Odair. Como ele, Nazaré Michelmann, do PCP, está encarando este momento de transição com confiança, após 35 anos de WEG. “Considero esta empresa como uma família. Aqui vivi momentos muito bons, dias difíceis, alegrias e tristezas, dúvidas e certezas. Não é fácil admitirmos que chegamos à ‘melhor idade’, mas o Programa está dando este suporte emocional para deixarmos a família WEG criando novas rotinas e desafios”, relata.

O colaborador Amarildo José Danna, do Almoxarifado da Capacitores, que há 30 anos trabalha na WEG, compartilha da mesma opinião: “Estou aprendendo bastante com o Programa, mas é preciso que cada um se prepare individualmente, com antecedência, para esta fase”, diz. Amarildo ainda está pensando no que vai fazer após se desligar da WEG, mas não descarta a possibilidade de aproveitar o tempo livre para viajar com a esposa.

Família envolvida

Desde 1987, quando foi criado por iniciativa dos fundadores da empresa, o Programa WEG de Aposentadoria já beneficiou cerca de 500 colaboradores. São mulheres acima de 50 anos e os homens a partir de 55 anos, além dos colaboradores aposentados com idade inferior à política do programa. Os cônjuges também são convidados a participar, como forma de preparação para a mudança no convívio familiar. Uma delas é Lori Kleine, esposa de Francisco Lino Filho. “Achei interessante participar para ter acesso às informações e porque quero dar um apoio para meu marido quando ele decidir se aposentar”, conta.

O Programa, que integra as ações de Responsabilidade Social da WEG, é uma alternativa encontrada pela empresa para contribuir com o colaborador nesta etapa de suas vidas. “O objetivo é colaborar para que eles passem da melhor forma possível por esta fase, com um estilo de vida saudável e feliz”, explica o gerente de Recursos Humanos, Jonas Germano Schmidt.