A WEG foi um dos destaques no relatório do The Boston Consulting Group (BCG) como uma das treze representantes brasileiras no ranking das 100 empresas mais inovadoras do mundo. A consultoria americana listou as companhias que, devido ao rápido crescimento anual, estão desafiando as rivais já estabelecidas nos mercados em que atuam.
Elaborado desde 2006, o estudo faz parte da série Global Challengers que é realizada pelo BCG para identificar as empresas que estão se firmando na economia global. Com cerca de 36% de sua receita proveniente do mercado externo e as aquisições recentes das fábricas no México (Voltran) e na África do Sul (ZEST), o Grupo WEG conquistou um lugar na lista.
Além da WEG, outras doze empresas brasileiras apareceram no relatório: Brasil Foods, Grupo Camargo Corrêa, Coteminas, Embraer, Gerdau, JBS, Marcopolo, Natura, Grupo Odebrecht, Petrobras, Grupo Votorantim e Magnesita Refratários que figura na lista pela primeira vez.
Já a Vale passa a integrar um grupo denominado "Desafiadores Eméritos", que engloba cinco empresas que estão emergindo do grupo de desafiadoras globais para um posicionamento muito aproximado das multinacionais.