A WEG está comprometida com a segurança, manutenção e melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, proporcionando um ambiente seguro e saudável para as atividades diárias.
Alguns dos programas e ações que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida: Programa Viver Bem, Campanhas de vacinação, Ginástica laboral, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, Programa de Ergonomia, Programa WEG de Conservação Auditiva.
Alguns dos programas e ações que promovem a segurança: Meta de Redução de LTFIR, Rotinas de Mapeamento dos Perigos e Riscos de Segurança e Ergonomia, Auditorias de Segurança, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Programa Avaliação de Máquinas e Equipamentos, etc.
A WEG também possui iniciativas de treinamento e conscientização sobre questões de saúde globais, como HIV/AIDS, Tuberculose e Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT’s (ex: hipertensão, diabetes, etc.)
Além destes programas e ações, a WEG oferece uma série de benefícios aos colaboradores, como Plano de Saúde, Plano Odontológico, WEG Seguridade Social, presentes em datas comemorativas, etc.
Em 2023, a WEG lançou uma campanha de conscientização sobre o uso de celulares, alertando sobre os riscos envolvidos quando estes aparelhos são utilizados em movimento.
As operações da WEG, conforme necessidade e definições de cada local/país, contam com benefícios que proporcionam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tais como:
Na WEG, a gestão do clima organizacional é composta pelas etapas de investigação, diagnóstico, planos de ação, implementação e monitoramento.
A Pesquisa de Clima Organizacional Interna é uma ferramenta indicadora da percepção dos colaboradores sobre o clima da empresa e sobre o engajamento e satisfação deles por meio da coleta de dados. Está implantada em todas as unidades do Brasil e em expansão para as filiais do exterior.
A partir dos resultados, são traçadas as estratégias e ações para a construção de um ambiente mais inclusivo, inovador e de alta performance. Planos de ação são desenvolvidos pelos líderes para atenderem necessidades específicas e um plano corporativo, atende a necessidades comuns entre as diferentes áreas e localidades.
O resultado está evoluindo a cada ciclo, resultado do trabalho conjunto entre gestores e todos os colaboradores. A Pesquisa de Clima Organizacional Interna revelou no ano de 2022 um crescimento de 11% no nível de satisfação, atingindo o total de 78,8%.
Como destaque em gestão de pessoas, a WEG vem recebendo reconhecimentos externos como "lugar onde todos querem trabalhar" (employer of choice) . O México, há 12 anos vem sendo reconhecida com a premiação do Super Empresas Expansión. Em 2024, foi reconhecida novamente nesta premiação.
O Código de Ética WEG tem um papel importante na formalização das condutas esperadas de nossos colaboradores e demais partes interessadas, bem como reforçar o compromisso WEG em promover uma cultura de respeito ao próximo.
Entendendo a importância do papel das lideranças para a Diversidade e Inclusão a WEG possui um módulo de treinamento na Academia de Lideranças, dedicado ao tema.
A Academia de Lideranças da WEG faz parte do Programa Desenvolvimento de Chefia, cujo objetivo é proporcionar aos novos líderes a imersão na cultura WEG e destacar a importância do seu papel no processo de gestão de pessoas.
Além do módulo de treinamento na Academia de Lideranças, palestras e workshops vem sendo realizados para engajamento e sensibilização de gestores.
O treinamento no Código de Ética WEG, que contempla todos os colaboradores, também engloba questões de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Atenta aos desafios e necessidades de evolução contínua em diferentes frentes da diversidade e inclusão, a WEG vem desenvolvendo importantes iniciativas para evoluir a gestão de inclusão de pessoas com deficiência.
O programa QPcD - Qualificação para pessoas com Deficiência visa capacitar e desenvolver os candidatos PcDs para uma atuação em atividades operacionais.
No Brasil, todos os colaboradores são abrangidos e regidos por normas coletivas, enquanto os colaboradores do exterior que eventualmente não o são possuem contrato e condições de trabalho embasados na legislação trabalhista local, que é observada em sua integralidade.
Além do Brasil, colaboradores das operações na China, África do Sul, México, Índia e Espanha também são regidos por acordos coletivos, representando aproximadamente 87% dos colaboradores da WEG no mundo.
A WEG oferece programas de educação e treinamento que envolvem capacitação técnica e comportamental, com o objetivo de proporcionar uma maior qualificação aos seus colaboradores e gerar estratégias mais competitivas ao mercado. Isso é fundamental tanto para o bom desempenho e desenvolvimento profissional dos colaboradores como também para contribuir e atender às expectativas de crescimento contínuo e sustentável da organização.
Toda capacitação dos colaboradores é voltada às necessidades do cargo atual ou para o cargo que o colaborador está sendo preparado para exercer no futuro.
Para auxiliar os colaboradores em seu desenvolvimento e carreira a WEG possui programas de elevação, desenvolvimento e de qualificação, como por exemplo: QPOP - Qualificação profissional de operadores de produção, QPET - Qualificação profissional de engenheiros e tecnólogos, QPSS - Qualificação profissional em six sigma, Academia de lideranças, pós-graduações in company, auxílio-escolar, treinamentos internos, etc.
Em 2023, 62% das vagas de emprego na WEG foram preenchidas por candidatos internos.
Em cumprimento ao Art. 2º, parágrafos 3º e 4º do Decreto n. 11.795/23, o Grupo WEG publica o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Homens e Mulheres (2º Semestre 2024), produzido pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base em informações do e-social de 2022.
Destacamos que, para que o relatório atinja os seus fins e traga informações com mais clareza, é necessária a divulgação e discussão de alguns aspectos importantes, tais como a metodologia utilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para se chegar aos indicadores, abrangência e período da amostragem, grupos eventualmente não considerados, aplicação de índices inflacionários, dentre outros essenciais para uma correta avaliação dos resultados.
Assim que divulgada oficialmente a metodologia pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a empresa poderá analisar e comentar os dados em mais detalhes.
Necessária ainda a compreensão sobre os agrupamentos de cargos aplicados, que podem não representar a estrutura organizacional ou a natureza de cargos específicos da empresa. Além disso, relevante considerar que há fatores como antiguidade no cargo que podem causar diferenças salariais e alterar o entendimento dos resultados apresentados, não devendo, portanto, o Relatório ora divulgado ser a única fonte de interpretação e contexto deste tema na empresa.
Os relatórios poderão ser acessados para cada uma das nossas filiais (CNPJ) com mais de 100 colaboradores, nos links abaixo.
|