A água é a base da vida, sustentando ecossistemas, agricultura, indústria e a própria saúde humana. Trata-se de um recurso finito, cuja disponibilidade e qualidade são críticas para o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Em um mundo de crescente demanda por recursos naturais, a WEG busca atuar com a gestão sustentável da água, através de ações e soluções eficientes, contribuindo para um futuro mais sustentável.

A redução do consumo interno é uma das iniciativas adotadas, com a implementação de processos e equipamentos eficientes, monitoramento de consumo, controle de vazamentos e reuso de efluentes tratados. Algumas estações de tratamento da companhia possibilitam 100% desse reuso, como é o caso das estações de tratamento de efluentes de Linhares/ES.

Outro exemplo, é a captação de água da chuva, uma prática empregada no Museu WEG, em Jaraguá do Sul/SC, onde a água da chuva é utilizada para descargas dos banheiros, economizando mais de 314 m³ desde sua implementação.

O desenvolvimento de soluções inovadoras também é uma frente de atuação da WEG, com participação em usinas hidrelétricas e projetos de água e saneamento, incluindo dessalinização, tratamento de água, águas residuais e transporte de água, garantindo o abastecimento seguro para milhares de pessoas. As soluções digitais WEG possibilitam o monitoramento em sistemas de bombeamento de água de forma remota, gerando o diagnóstico de falhas e antecipação de problemas, otimizando o trabalho, reduzindo perdas e garantindo o abastecimento eficiente.

No âmbito do engajamento social, recentemente a WEG estabeleceu uma parceria para levar água, saneamento e higiene para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A companhia aliou-se ao programa Água, Saneamento e Higiene (Wash) do UNICEF para atender escolas com o menor índice de cobertura ao acesso a serviços de esgotamento sanitário ou banheiros adequados para o uso seguro na região periférica de Manaus/AM.

A WEG acredita que a gestão da água é um compromisso de todos e, através da união de esforços é possível garantir a preservação desse recurso vital para as próximas gerações.

E você, o que tem feito para cuidar desse bem mais precioso?